-
Arquitetos: TWO+
- Área: 250 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Elena Kulachenko
-
Fabricantes: Alutech, Focus, Wever & Ducre
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura da casa é caracterizada pela preocupação com o habitat natural e pelo desejo de gerar um espaço habitacional grande para acomodar os moradores com conforto. Portanto, o edifício é em balanço, assentado em uma longa estrutura metálica com colunas de 12 em 12 metros, acima do terreno, preservando todas as árvores pré-existentes e o relevo.
O topo da casa é plano, mas na parte central forma uma curva e transforma-se em telhado inclinado, abrindo um rasgo zenital. A parede sul do edifício está virada para o pinhal e é composta por vidros panorâmicos, revelando em todas as divisões da casa, uma vista pitoresca sobre todo o vale do rio. Uma varanda estende-se ao longo da vidraça e liga-se ao terraço principal no fundo da casa, o acesso à varanda e terraço é possível através de sistemas deslizantes de alumínio a partir dos quartos.
Durante a implementação, tornou-se quase impossível a passagem de veículos no local, por isso os trabalhos de terraplenagem foram realizados principalmente à mão. Além disso, devido à densa vegetação e relevo acentuado, surgiram dificuldades com a entrega das estruturas no local de instalação. Portanto, era necessário encontrar um caminhão guindaste com comprimento de lança suficiente para atingir o ponto desejado. O período total de construção antes da mudança dos residentes levou um ano.
Painéis compostos de madeira térmica e alumínio são usados no exterior da casa. Os muros de contenção são construídos com alvenaria tradicional de pedra local. Na cobertura da calçada foram utilizadas pedras antigas de granito, e uma parte da calçada foi feita com concreto escovado. Um pequeno fragmento na frente do terraço é plantado com um gramado decorativo, enquanto o território principal do local foi preservado em sua forma original, o que visualmente tornou possível disfarçar a fronteira do terreno e a floresta adjacente.